O Senhor conduza os seus corações ao amor de Deus e à perseverança de Cristo 2 Ts.. 3:5

quinta-feira, 24 de março de 2011

Iluminando os ídolos do coração. “O amor ao dinheiro”


Quero ser rico! Uma imensa fila é formada todas as semanas nas casas de apostas, pessoas comuns expõe sua intimidade ao vivo em shows na TV. Certamente você se lembra do filme À procura da felicidade. Chris Garner, protagonizado por Will Smith, após fazer diversas tentativas de manter a família unida, e extremamente pressionado pela esposa que deseja a qualquer custo ter uma vida financeira confortável, ele então resolve partir. Agora Chris seria um pai solteiro, que continua uma busca frenética de melhores oportunidades de emprego.
Como nosso título sugere, hoje falaremos sobre o amor ao dinheiro, considerado um dos maiores ídolos de todos os tempos, desde antiguidade. A ganância ou avareza é um ídolo que precisa ser totalmente removido de nosso coração. Jesus afirmou que não podemos servir a dois senhores. “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou odiará a um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas” (Mateus 6.24),
A ordem de Jesus é muito clara, ele usou a expressão “riquezas” que é traduzida da língua hebraica para “Mamon”, que significa: dinheiro, riqueza ou bens materiais. Quantas coisas se têm feito em busca do dinheiro. Pessoas têm cometido assassinatos, enganos, fraudes nos cofres públicos e privados. Homens e mulheres têm abandonado suas famílias em detrimento do dinheiro.
Lembro-me quando trabalhei em uma pequena cidade do leste de Minas Gerais, e lá ouvia constantemente o termo, “viúva de marido vivo” para indicar que uma mulher, embora saiba que seu esposo está vivo, todavia não pode desfrutar de sua apoio e companhia, pois este partira ilegalmente para países distantes à procura de dinheiro, e, em muitos casos, não retorna mais, e então outro lar é destruído pelo fascínio do dinheiro, assim como no filme, À procura da felicidade, a sociedade.

Mas a final o quê a Bíblia diz sobre essa realidade?
Jesus certa feita falando sobre as riquezas e a preocupação com os bens materiais, disse: “Porque onde estiver teu tesouro, aí estará teu coração” (Mateus 6.21). A Bíblia ensina que devemos trabalhar para obter nossos próprios recursos e que não devemos ser preguiçosos, contudo ela afirma que há prioridades e que o dinheiro não é tudo e, nem tampouco deve tomar o lugar de Deus e de nossas famílias.
Caso isso esteja acontecendo, mesmo que de maneira sutil em sua vida meu querido leitor, você precisa imediatamente eliminar esse ídolo em seu coração a fim de deixar seu coração livre para que somente Deus tenha primazia em sua vida. Jesus afirmou de outra feita que se buscarmos primeiro o reino de Deus e sua justiça, tudo aquilo que está em nosso coração nos seria proporcionado, segundo a vontade dele. Ele disse em Mateus 6.25,27 “Por isso vos digo: Não fiqueis ansiosos quanto à vossa vida, com o que comereis, ou com o que bebereis; nem quanto ao vosso corpo, com o que vos vestireis. [...] Qual de vós, por mais ansioso que esteja, pode acrescentar sequer uma hora à duração de sua vida?”

Diante de um desafio do profundo da parte de Deus, na pessoa de Jesus Cristo, o quê fazer? 
Meu estimado leitor. Neste ponto nós precisamos decidir. Ou serviremos a Deus e fazemos a sua vontade; ou continuaremos a fazer a vontade de Mamon ou das riquezas. A essa altura do campeonato, você deve ter a consciência, que tudo aquilo que tem ajuntado, ficará para que a traça ou a ferrugem possa consumir, ninguém é enterrado com suas riquezas, salvo é claro por um inusitado pedido do futuro defunto! Fora isso tudo aquilo que você conquistou com grande esforço será utilizado por outros. Alias é bom lembrar que a expressão “cobiça” quer dizer esticar-se além do limite. Então o quanto você tem se esticado além de seus limites? Quantas horas você tem privado sua família de sua companhia? Qual foi a última vez que você se lembrou que tudo pertence a Deus? Qual a sua perspectiva em relação o amor ao dinheiro?

Há esperança para o seu caso? Podemos eliminar por completo Mamom de nossas vidas?
Disse Jesus: “Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: com que nos vestiremos? (Mateus 6.32) Os ensinamentos de Jesus são tão formidáveis, a fim de fixar em nossas mentes e nossos corações, o objetivo de sua lição, veja que ele repete novamente a expressão “Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará seus cuidados, basta ao dia o seu próprio mal.” (Mateus 6.34).
Finalmente lembre-se que há esperança nas Escrituras para todos os males da alma e há um convite para você, se você deseja realmente eliminar os ídolos do seu coração, sem deixar nenhuma ferida em sua alma. Olhe para o convite de Jesus em Mateus 11.28-30: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.”
Deus abençoe a sua vida e até nosso próximo encontro.
(*) Pastor da Igreja Presbiteriana Cidade Nova.
Fonte:onorte.net

Nenhum comentário:

Muito bom ter vocês conosco