O Senhor conduza os seus corações ao amor de Deus e à perseverança de Cristo 2 Ts.. 3:5

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Jesus também ensina você a ficar no azul e a ser investidor

Se vivesse hoje aqui, mesmo com as tentações do consumo, ele não seria mais um endividado.
24/12/2010 - 17h06 - Atualizado em 24/12/2010 - 17h06
A Gazeta




Investidor, ético, preocupado com o futuro e solidário. Jesus também é exemplo na vida financeira e para quem quer uma carreira de sucesso. Na verdade, ele é mais que isso. Cristo é um verdadeiro consultor. Conselhos que ele deu há quase dois mil são muito atuais para a administração do seu dinheiro e da sua carreira.

Se vivesse nesta época de descontrole nas finanças, Jesus iria se destacar por sua organização. Talvez ele tivesse cheque, cartão de crédito e carro como qualquer um de nós. A diferença é que todos os seus gastos seriam minimamente calculados.

Nada de compras a prazo. Mesmo sofrendo as mesmas "tentações do consumo" que qualquer mortal, Jesus só iria gastar o que tem. Segundo Paulo de Tarso, que é mestre em teologia e dono do site Finanças para a Vida (www.financasparaavida.com.br), Cristo não vê o dinheiro como algo ruim. É a forma de usá-lo que pode ser prejudicial.

"Jesus tinha algo especial. Ele era um verdadeiro líder. Se fosse empresário, por exemplo, teria incentivado seus discípulos a formarem empresas. Sua visão de gestão era muito apurada. Ele nos ensina a ter integridade nas finanças, a não se expor a riscos e a multiplicar o que ganhamos", afirma.

O casal Arnaldo e Débora de Souza, líderes do programa Crown (curso de finanças baseado nos ensinamentos bíblicos) acredita que Jesus tinha um espírito investidor. "Em suas falas na Bíblia, Cristo deixa claro que está ao lado de quem faz aplicações e é contra as atitudes das pessoas que se endividam, pagam juros e fazem gastos desenfreados", explica Arnaldo.

Para o filho de Deus, o dinheiro tem um grande valor: ser usado para ajudar as pessoas. "Ser rico não é problema. O dinheiro só não pode virar o senhor da vida de ninguém. Ao gastar ou ao poupar, ter um objetivo é importante. As famílias precisam estar unidas na vida financeira. O lema de um casal, por exemplo, deve ser uma só carne e um só orçamento", diz Débora.

Ele usa a Bíblia como manual financeiro
A vida de Thiago Silva Boy mudou completamente quando ele passou a usar os ensinamentos de Jesus para organizar suas finanças. Tudo começou há um ano, ao entrar para a Igreja Batista. No local, ele fez o curso de administração pessoal e aprendeu a usar a Bíblia como um manual financeiro. "Antes eu tinha dívidas no cartão de crédito, no cheque especial e até empréstimos. Não entendia nada sobre finanças. Depois de fazer um curso na igreja percebi que Deus nos ensina várias formas de lidar com o dinheiro. Então, depois dessa lição, eu resolvi mudar. Quitei todas as minhas dívidas e hoje sobra dinheiro para fazer aplicações. Passei a entender que Deus é proprietário da minha vida e que gastos são decisões espirituais. Jesus mudou a minha vida até da minha família. Meus pais também agora utilizam os mesmos ensinamentos para organizar as finanças da casa."

Cristo: um sucesso de empreendedor
Empreendedorismo é algo que Jesus tinha de sobra. O seu negócio era divino, mas para que tivesse sucesso, Cristo encontrou alternativas para a expansão da sua visão. E qualquer profissional hoje pode tirar da vida de Jesus várias lições práticas para crescer no mercado, sendo patrão ou empregado.

Tanto na sua tarefa espiritual como na pele de um simples humano, a lição que Jesus dá é de um empreendedor humilde, no entanto bastante focado na sua missão. E, apesar de sua liderança nata, seu maior objetivo era formar novos líderes.

"Ele tem grande influencia na gestão por ser motivado e perseverante. Jesus também era muito ético. Valores e crenças são essenciais para uma organização", afirma o administrador Giovani Borgo Sardi.

Para o empresário Arnaldo de Souza, outra lição que Jesus ensina é compromisso. "Hoje, o setor empresarial afirma que é preciso burlar a tributação para sobreviver. Mas Jesus condena isso. Sonegar é roubar", diz.

Lições para o equilíbrio estar na sua vida
Jesus trabalhador. A Bíblia diz que Jesus era carpinteiro antes de assumir sua missão divina. No entanto, ele via o trabalho como uma dádiva. O salário, para ele, era uma recompensa. Não era um profissional medíocre. Se fosse funcionário de uma empresa, por exemplo, ele estaria sempre disposto a crescer. Textos para te motivar: João 5.17, Colossenses 3.23-24, Mateus 20.6. Das 50 parábolas na Bíblia, 40 falam sobre o ambiente de trabalho.

Jesus: o planejador e o investidor. Jesus tinha preocupação com as finanças. Na Bíblia, existem 2.350 versículos que dão lição financeira. Ele ensina as pessoas a planejarem seus gastos, incentiva as pessoas a pouparem, a investirem o seu dinheiro, como na Parábola dos Talentos (Mateus 25.14-28). A história serve para mostrar que as pessoas que não poupam correm risco de perderem o pouco que tem. Leia também: Romanos 13.8, Thiago 4.13-15, Provérbios 3.27-28.

Jesus Empreendedor de sucesso. Jesus era totalmente a favor dos negócios e do lucro. Para ele,
a atuação empresarial existe para dignificar o homem e seus semelhantes. Ele era um grande empreendedor. Seu negócio era investir em vidas. Aprenda com ele a fazer uma administração de sucesso: João 15:1-2, 2 Coríntios 12:9, Filipenses 4:13, Mateus 7.7-28.

Jesus e as riquezas. Para ele, a riqueza faz mal quando a pessoa ama mais o dinheiro do que a vida e as pessoas. Mateus 6.19-24.

Jesus e os impostos. O homem pode até considerar a cobrança de impostos abusivas, mas Jesus aconselha a pessoa a pagar tudo que é cobrado. Para Jesus, quem não paga impostos, tanto o consumidor quanto um empresário, está cometendo roubo. Mateus 17.24-27 e Mateus 22.15-22.

Economia solidária
Análise
Giovani Borgo Sardi Administrador, professor do curso de Administração da Faesa e católico

Com Jesus podemos aprender que gerar riqueza é essencial para o sustento da população. Ele nos incentiva a guardar dinheiro, a poupar e a investir com o objetivo: de ajudar alguém. É claro que também podemos atender aos nossos desejos, mas o importante é ter uma meta de vida. No caso das empresas, a preocupação deve ser o cuidado com a natureza e com o bem-estar da comunidade. E na Bíblia é possível encontrar ensinamentos que nos levam a uma economia solidária, pensando no planeta. Os princípios de Jesus nos ensinam disciplina na vida pessoal e na empresarial. Independente da fé, dá para tirar boas lições de vida.
Fonte:Gazeta

Nenhum comentário:

Muito bom ter vocês conosco