O Senhor conduza os seus corações ao amor de Deus e à perseverança de Cristo 2 Ts.. 3:5

sábado, 31 de março de 2012

Que Tipo de Exemplo Você Quer Ser?


Que Tipo de Árvore Você Quer Ser?
Introdução
"Pois será como a árvore plantada junto a ribeiro de águas, a qual dá seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará”. Sl. 1:1-3

É interessante como a palavra de Deus, nos compara com uma árvore. Claro que podemos ser árvores boas ou ruins. O versículo acima fala do resultado de se tornar uma árvore frutífera! Todos querem se enquadrar nesta categoria de árvore. Mas para sermos de verdade, pessoas cristãs que são boas árvores, precisaremos entrar na condição de Deus. Árvores boas não nascem em qualquer lugar, não frutificam de qualquer jeito. Suas folhas (fé, fidelidade, caráter) não caem, mas permanecem sempre. Uma árvore boa prospera em tudo na vida e faz com que àqueles que estão debaixo de sua sombra, (cobertura/influência) prosperem também! Só poderemos nos tornar nessas boas árvores, se tivermos prazer na palavra de Deus e praticarmos em nossa vida, esta palavra (vs. 3). É possível se tornar em outros “tipos” de árvores, se estivermos plantados em lugares fora da palavra de Deus.

Desenvolvimento
Há pessoas que se tornam tão distantes da palavra de Deus que se tornam tóxicas, árvores degeneradas (Rm. 1:28-32). Foram criados por Deus, para serem boas pessoas e manifestarem o caráter de Cristo, mas tratam mal as pessoas. Falam de maneira grosseira, passam a ser árvores plantadas em cima de amarguras, dores e sentimentos enfermos. Quantas pessoas que poderiam se tornar em instrumentos de restauração e cura e acabam sendo instrumentos de dores e desonra. Nós só conseguiremos dar daquilo que em essência somos! A árvore boa dá bons frutos, pois a fonte de alimento dela é a palavra. Já a árvore má vai dar maus frutos, pois a fonte que a alimenta está fundamentada na desonra, no mundo e nas coisas do maligno (Sl. 1:4).

Que tipo de cristão eu tenho sido? Aquele que alimenta os sentimentos ruins, cujas “folhas” ao invés de servir de cura, se tornam em coisas que contaminam as pessoas que se aproximam? Árvores que são fonte de veneno, espinhos, que promovem até doenças, naqueles que estão debaixo de nossa influência? Pessoas que segundo a epístola de Judas Tadeu, no versículo 12 e 13 (ler), são como árvores murchas e infrutíferas que envenenam! Não podemos nos tornar morte, quando Jesus nos chama para sermos vida!

O apóstolo Paulo certa vez quando estava em missão, foi picado por uma víbora, que era fonte de veneno, de morte (At. 28:3). Mas a fonte que alimentava a fé de Paulo era o “ribeiro de água da palavra” (Sl. 1:3). A palavra dentro de nós se torna antídoto para todo tipo de veneno que tentam colocar em nós! (Sl. 140:3). A palavra de Deus é remédio que nos sara!(Sl. 103:3). Quando entendemos que Jesus veio ser uma Videira Verdadeira que nos enxerta nEle, isso significa que tudo aquilo que em nosso histórico, era para se tornar em feridas, enfermidades, comportamentos limitadores, passa a receber a palavra de Jesus e com isso a restauração e a cura, passam a ser parte de nossa vida. Não temos por obrigação reproduzir as dores recebidas na vida, durante a infância e nos relacionamentos, sobre as pessoas. Fomos lavados no Sangue de Jesus e recebemos da Raiz de Jessé, a nova atitude que Cristo nos concede!

Não podemos viver debaixo de argumentos que: “fazemos isso porque fizeram aquilo comigo”, “trato assim porque sempre me trataram assim”, “falo desta forma porque falaram assim”... Esses são fatos do passado, que não podem mais ser parte da vida de uma árvore de Deus, um homem ou mulher, nascidos de novo!

Conclusão
Jesus nos chama de árvores de justiça e plantação do Senhor! (Is. 61:3b). E é isso que devemos ser! Ele se mostra como a Videira Verdadeira que nos abençoa e ensina. Ele é a árvore da Vida, que nos sustentará para a eternidade em (Ap. 22:2), plantado junto às águas de Deus! Não se deixe contaminar, pois árvores de injustiça e de pecado são arrancadas da terra! Só servem para o fogo! Mas aquelas que buscam as águas de Deus, essas se renovarão, receberão o perdão por suas atitudes e serão restauradas nos seus frutos! (Jó 14:7-9).

Levante-se como árvore de Jesus! Você nasceu de novo para frutificar com novas atitudes. Deus fará de você um instrumento para a cura de outras vidas e de sua própria família! Então se posicione como árvore frutífera para o Senhor!
Pense:
1- As minhas atitudes dizem que sou árvore de Deus?
2- Quais são os resultados da minha mudança, como trato as pessoas, como é minha atitude?
3- Minhas folhas servem de remédio ou de veneno?

Autor: Pr. Evanildo Cardoso Nascimento
Via: www.estudosgospel.com.br
Vídeo:Extraído Yutuby

sexta-feira, 30 de março de 2012

Você é bom em tomar decisões?

Um grupo de crianças brinca próximo a duas vias férreas. Uma das vias ainda está em uso e a outra está desativada. Apenas uma criança brinca na via desativada, enquanto que as outras, na via em operação. O trem está vindo e você está exatamente sobre aquele aparelho que pode mudar o trem de uma linha para outra.

Você pode fazer o trem mudar seu curso para a pista desativada e salvar a vida da maioria das crianças. Entretanto, isto significa que a solitária criança que brinca na via desativada será sacrificada.

Você deixaria o trem seguir seu caminho? O que você faria?

A maioria das pessoas escolherá desviar o trem e sacrificar só uma criança. Você pode ter pensado da mesma forma, eu acho.

Exatamente, salvar a vida da maioria das crianças à custa de uma só criança é a decisão mais racional que a maioria das pessoas tomariam, moralmente e emotivamente. Mas, você pensou que a criança que escolheu brincar na via desativada foi à única que tomou a decisão correta de brincar num lugar seguro?


Não obstante, ela tem que ser sacrificada por causa de seus amigos ignorantes que escolheram brincar onde estava o perigo.

Este tipo de dilema acontece ao nosso redor todos os dias. No escritório, na comunidade, na política... E especialmente numa sociedade democrática, a minoria freqüentemente é sacrificada pelo interesse da maioria, não importa quão tola ou ignorante a maioria seja e nem a visão de futuro e o conhecimento da minoria.

Além do mais, se a via tinha sido desativada, provavelmente não era segura. Se você desviou o trem para a outra via, colocou em risco a vida de todos os passageiros. E em sua tentativa de salvar algumas crianças sacrificando apenas uma, você pode acabar sacrificando centenas de pessoas.

Se estamos com nossas vidas cheias de fortes decisões que precisam ser tomadas, nós não podemos esquecer que decisões apressadas nem sempre levam ao lugar certo.
Lembre-se de que o que é correto nem sempre é popular... e o que é popular nem sempre é correto. E que todo o mundo comete erros; foi por isso que inventaram a borracha e o apagador.

De tanto ver as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra; de tanto ver crescer a injustiça; de tanto ver agigantarem-se os poderes na mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter a vergonha de ser honesto. (Rui Barbosa)

Versículo Para meditação!!
Se quiserem saber o que Deus quer que vocês façam, perguntem-Lhe, e Ele alegremente lhes dirá, pois está sempre pronto a dar uma farta provisão de sabedoria a todos os que Lhe pedem; Ele não se ofenderá com isso.Mas, quando Lhe perguntarem, estejam certos de que vocês realmente esperam que Ele lhes diga, pois uma mente duvidosa é tão inconstante como uma onda do mar que é empurrada e agitada pelo vendo

Fonte da imagem: http://www.google.com/

Você tem Medo de Más Notícias?

O justo jamais será abalado; para sempre se lembrarão dele.
Não temerá más notícias; seu coração está firme, confiante no Senhor.
O seu coração está seguro e nada temerá. No final, verá a derrota dos seus adversários.
Salmos 112:6-8

Cada dia mais fico maravilhado com a palavra de Deus (a Bíblia).
Por isso tem um versículo que diz: “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra”
Ela nos conforta, nos dá direção e principalmente, mostra que se confiarmos em Deus, nada poderá nos abalar.
Sabemos que temos e teremos aflições na vida, mas Deus está conosco.
Você está com medo de alguma coisa ? Está se sentido inseguro ?
Faça uma experiência, coloque seu problema diante de Deus, diga a Ele que você o ama e que precisa da sua ajuda.
     Confie em Deus e no Senhor Jesus Cristo
Comentário do Gil

quinta-feira, 29 de março de 2012

A Ressureicão


Wood tem planos de produzir o que será para todos que acreditam “a continuação do filme” para ser exibido em comunidades cristãs, cinema, retratando os acontecimentos em torno da ressurreição e os 40 dias que se seguiram. “A Ressurreição” será único em muitos aspectos, diz o produtor.

“O verdadeiro poder do cristianismo é o Jesus ressuscitado”, Wood, 49 anos, disse. “Mesmo que todos nós sabemos que Cristo foi à cruz por nossos pecados, e Ele ao ressuscitar mostra realmente o seu poder, que é o poder que nós, como cristãos realmente temos, a vida eterna em Cristo Jesus. Esta segunda história é sobre isso. É uma história sobre amor e esperança, voltada a mostrar o lado bom do sacrifício de Jesus“.

Além de produzir “A Ressurreição”, disse Wood, que é um veterano de 30 anos na indústria cinematográfica e promoção, tem outra visão, talvez ainda mais impressionante. Ele pretende financiar o filme através de uma comunidade cristã, antes de contratar um ator talentoso para produção do filme como também os roteiristas. Wood explica a visão mostrada a ele por Deus: “O que Deus tem nos mostrado é que nós estamos fazendo isso no espírito oposto de Hollywood. Normalmente, você vai com um script pronto e levanta o dinheiro de seus investidores. Então com o script aprovado, você contrata todo mundo para depois entrar em produção. Você faz a edição, coloca o som e faz um pré-lançamento do seu filme, e então começa comercializá-lo por cinco a seis meses, e depois que ele vai ser lançado nos cinemas e DVDs e assim por diante “, disse Wood.

“O que Deus está nos mostrando a fazer neste momento é que precisamos colocar uma equipe de lideres de igrejas juntos como administradores deste (projeto), porque é um projeto tão especial que precisa ser feito o caminho de Deus”, explicou. “Nós estamos realmente começando a primeira comercialização desta forma. Assim, o plano traçado para o (projeto) para os próximos meses e no resto do ano é estar deixando a igreja cristã e o mundo saber que este filme está chegando.”

Depois de encerrar uma conferência de 4 dias em Los Angeles, que contou com apoio de uma rede de líderes cristãos para o filme e as indústrias de marketing promocional, Wood disse a CP estava pronto para falar sobre o filme pela primeira vez para a mídia e disse que a “Paixão de Cristo” foi um ótimo trabalho feito Mel, mas que agora o mundo precisa desta mensagem de vida, dai o projeto do Filme “A Ressurreição”.

Fonte: O Diário

terça-feira, 27 de março de 2012

Os doze Apóstolos Escolhido por Jesus

    
                          OS APÓSTOLOS

No começo do seu ministério Jesus escolheu doze homens que o acompanhassem em suas viagens. Teriam esses homens uma importante responsabilidade: Continuariam a representá-lo depois de haver ele voltado para o céu. A reputação deles continuaria a influenciar a igreja muito depois de haverem morrido.
Por conseguinte, a seleção dos Doze foi de grande responsabilidade. "Naqueles dias retirou-se para o monte a fim de orar, e passou a noite orando a Deus. E quando amanheceu, chamou a si os seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu também o nome de apóstolo" (Lc 6.12-13).


A maioria dos apóstolos era da região de Cafarnaum, desprezada pela sociedade judaica refinada por ser o centro de uma parte do estado judaico e conhecida, em realidade, como "Galiléia dos gentios". O próprio Jesus disse:"Tu, Carfanaum, elevar-te-ás, porventura, até ao céu? Descerás até ao inferno" (Mt 11.23). Não obstante, Jesus fez desses doze homens líderes vigorosos e porta-vozes capaz de transmitir com clareza a fé cristã. O sucesso que eles alcançaram dá testemunho do poder transformador do Senhorio de Jesus.


Nenhum dos escritores dos Evangelhos deixou-nos traços físicos dos doze.Dão-nos, contudo, minúsculas pistas que nos ajudam a fazer "conjeturas razoáveis" sobre como pareciam e atuavam. Um fato importante que tem sido tradicionalmente menosprezado em incontáveis representações artísticas dos apóstolos é sua juventude. Se levarmos em conta que a maioria chegou a viver até ao terceiro e quarto quartéis do século e que João adentrou o segundo século, então eles devem ter sido não mais do que jovens quando aceitaram o chamado de Cristo.


Os doze apóstolos foram:

1) André;
2) Bartolomeu (Natanael);
3) Tiago (Filho de Alfeu);
4) Tiago (Filho de Zebedeu);
5) João;
6) Judas (não o iscariotes);
7) Judas Iscariotes;
8) Mateus;
9) Filipe;
10) Simão Pedro;
11) Simão Zelote;
12) Tomé;
13) Matias (Substituindo a Judas)

           Resumo sobre a vida dos Apóstolos:


1) André
No dia seguinte àquele em que João Batista viu o ES descer sobre Jesus, ele o apontou para dois de seus discípulos, e disse: "Eis o Cordeiro de Deus" (Jo 1.36). Movidos de curiosidade, os dois deixaram João e começaram a seguir a Jesus. Jesus notou a presença deles e perguntou-lhes o que buscavam. Responderam: "Rabi, onde assistes?" Jesus levou-os à casa onde ele se hospedava e passaram a noite com ele. Um desses homens chamava-se André (Jo 1.38-40). André foi logo à procura de seu irmão, Simão Pedro, a quem disse: "Achamos o Messias..." (Jo 1.41). Por seu testemunho, ele ganhou Pedro para o Senhor.


André é tradução do grego Andreas, que significa "varonil". Outras pistas do Evangelhos indicam que André era fisicamente forte, e homem devoto e fiel. Ele e Pedro eram donos de uma casa (Mc 1.29) Eram filhos de um homem chamado Jonas ou João, um próspero pescador. Ambos os jovens haviam seguido o pai no negócio da pesca. Eram Pescadores.


André nasceu em Betsaida, nas praias do norte do mar da Galiléia. Embora o Evangelho de João descreva o primeiro encontro dele com Jesus, não o menciona como discípulo até muito mais tarde (Jo 6.8). O Evangelho de Mateus diz que quando Jesus caminha junto ao mar da Galiléia, ele saudou a André e a Pedro e os convidou para se tornarem discípulos (Mt 4.18,19). Isto não contradiz a narrativa de João; simplesmente acrescenta um aspecto novo. Uma leitura atenta de João 1.35-40 mostra-nos que Jesus não chamou André e a Pedro para seguí-lo quando se encontraram pela primeira vez.


André e outro discípulo chamado Filipe apresentaram a Jesus um grupo de gregos (Jo 12.20-22). Por este motivo podemos dizer que eles foram os primeiros missionários estrangeiros da fé cristã.
Diz a tradição que André viveu seus últimos dias na Cítia, ao norte do mar negro. Mas um livreto intitulado: Atos de André (provavelmente escrito por volta do ano 260 dC) diz que ele pregou primariamente na Macedônia e foi martirizado em Patras. Diz ainda, que ele foi crucificado numa cruz em forma de "X", símbolo religioso conhecido como Cruz de Sto André.

2) Bartolomeu (Natanael)
Falta-nos informação sobre a identidade do Apóstolo chamado Bartolomeu. Ele só é mencionado na lista dos apóstolos. Além do mais, enquanto os Evangelhos sinóticos concordam em que seu nome era Bartolomeu, João o dá como Natanael (Jo 1.45). Crêem alguns estudiosos que Bartolomeu era o sobrenome de Natanael.


A palavra aramaica bar significa "filho", por isso o nome Bartolomeu significa literalmente, "filho de Talmai". A Bíblia não identifica quem foi Talmai.
Supondo que Bartolomeu e Natanael sejam a mesma pessoa, o Evangelho de João nos proporciona várias informações acerca de sua personalidade. Jesus chamou Natanael de "israelita em quem não há dolo" (Jo 1.47). Diz a tradição que ele serviu como missionário na Índia e que foi crucificado de cabeça para baixo.

3) Tiago - Filho de Alfeu

Os Evangelhos fazem apenas referências passageiras a Tiago, filho de Alfeu (Mt 10.3; Lc 6.15). Muitos estudiosos crêem que Tiago era irmão de Mateus, visto a Bíblia dizer que o pai de Mateus também se chamava Alfeu (Mc 2.14). Outros crêem que este Tiago se identificava como "Tiago, o Menor", mas não temos prova alguma de que esses dois nomes se referiam ao mesmo homem (Mc 15.40). Se o filho de Alfeu era, deveras, o mesmo homem Tiago, o Menor, talvez ele tenha sido primo de Jesus (Mt 27.56; Jo 19.25). Alguns comentaristas da Bíblia teorizam que este discípulo trazia uma estreita semelhança física com Jesus, o que poderia explicar por que Judas Iscariotes teve de identificar Jesus na noite em que foi traído. (Mc 14.43-45; Lc 22.47-48). Diz as lendas que ele pregou na Pérsia e aí foi crucificado. Mas não há informações concretas sobre sua vida, ministério posterior e morte.

4) Tiago - Filho de Zebedeu
Depois que Jesus convocou a Simão Pedro e a seu irmão André, ele caminhou um pouco mais ao longo da praia da Galiléia e convidou a "Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, que estavam no barco consertando as redes" (Mc 1.19). Tiago e seu irmão responderam imediatamente ao chamado de Cristo. Ele foi o primeiro dos doze a sofrer a morte de mártir. O rei Herodes Agripa I ordenou que ele fosse executado ao fio da espada (At 12.2). A tradição diz que isto ocorreu no ano 44 dC, quando ele seria ainda bem moço.




Os Evangelhos nunca mencionam Tiago sozinho; sempre falam de "Tiago e João". Até no registro de sua morte, o livro de Atos refere-se a ele como "Tiago, irmão de João" (At 12.2) Eles começaram a seguir a Jesus no mesmo dia, e ambos estiveram presentes na Transfiguração (Mc 9.2-13). Jesus chamou a ambos de "filhos do trovão" (Mc 3.17).


A perseguição que tirou a vida de Tiago infundiu novo fervor entre os cristãos (At 12.5-25). Herodes Agripa esperava sufocar o movimentos cristão executando líderes como Tiago. "Entretanto a Palavra do Senhor crescia e se multiplicava" (At 12.24).
As tradições afirmam que ele foi o primeiro missionário cristão na Espanha.

5) João
Felizmente, temos considerável informação acerca do discípulo chamado João. Marcos diz-nos que ele era irmão de Tiago, filho de Zebedeu (Mc 1.19). Diz também que Tiago e João trabalhavam com "os empregados" de seu pai (Mc 1.20).
Alguns eruditos especulam que a mãe de João era Salomé, que assistiu a crucificação de Jesus (Mc 15.40). Se Salomé era irmã da mãe de Jesus, como sugere o Evangelho de João (Jo 19.25), João pode ter sido primo de Jesus.


Jesus encontrou a João e a seu irmão Tiago consertando as redes junto ao mar da Galiléia. Ordenou-lhes que se fizessem ao largo e lançassem as redes. arrastaram um enorme quantidade de peixes - milagre que os convenceram do poder de Jesus. "E, arrastando eles os barcos sobre a praia, deixando tudo, o seguiram" (Lc 5.11) Simão Pedro foi com eles.


João parece ter sido um jovem impulsivo. Logo depois que ele e Tiago entraram para o círculo íntimo dos discípulos de Jesus, o Mestre os apelidou de "filhos do trovão" (Mc 3.17). Os discípulos pareciam relegar João a um lugar secundário em seu grupo. Todos os Evangelhos mencionavam a João depois de seu irmão Tiago; na maioria das vezes, parece, Tiago era o porta-voz dos dois irmãos. Paulo menciona a João entre os apóstolos em Jerusalém, mas o faz colocando o seu nome no fim da lista (Gl 2.9).


Muitas vezes João deixou transparecer suas emoções nas conversas com Jesus. Certa ocasião ele ficou transtornado porque alguém mais estava servindo em nome de Jesus. "E nós lho proibimos", disse ele a Jesus, "porque não seguia conosco" (Mc 9.38). Jesus replicou: "Não lho proibais... pois quem não é contra a nós, é por nós" (Mc 9.39,40). Noutra ocasião, ambiciosos, Tiago e João sugeriram que lhes fosse permitido assentar-se à esquerda e à direita de Jesus na sua glória. Esta idéia os indispôs com os outros discípulos (Mc 10.35-41).


Mas a ousadia de João foi-lhe vantajosa na hora da morte e da ressurreição de Jesus. Jo 18.15 diz que João era " conhecido do sumo sacerdote". Isto o tornaria facilmente vulnerável à prisão quando os aguardas do sumo sacerdote prenderam a Jesus. Não obstante, João foi o único apóstolo que se atreveu a permanecer ao pé da cruz, e Jesus entregou-lhe sua mãe aos seus cuidados (Jo 19.26-27). Ao ouvirem os discípulos que o corpo de Jesus já não estava no túmulo, João correu na frente dos outros e chegou primeiro ao sepulcro. Contudo, ele deixou que Pedro entrasse antes dele na câmara de sepultamento (Jo 20.1-4,8).


Se João escreveu, deveras, o quarto Evangelhos, as cartas de João e o Apocalipse, ele escreveu mais texto do NT do que qualquer dos demais apóstolos. Não temos motivo para duvidar de que esses livros não são de sua autoria.
Diz a tradição que ele cuidou da mãe de Jesus enquanto pastoreou a congregação em Éfeso, e que ela morreu ali. Preso, foi levado a Roma e exilado na Ilha de Patmos. Acredita-se que ele viveu até avançada idade, e seu corpo foi devolvido a Éfeso para sepultamento

6) Judas - Não o Iscariotes
João refere-se a um dos discípulos como "Judas, não o Iscariotes" (Jo 14.22). Não é fácil determinar a identidade desse homem.
O NT refere-se a diversos homens com o nome de Judas - Judas Iscariotes; Judas, irmão de Jesus (Mt 13.55; Mc 6.3); Judas, o galileu (At 5.37) e Judas, não o Iscariotes. Evidentemente, João desejava evitar confusão quando se referia a esse homem, especialmente porque o outro discípulo chamado Judas não gozava de boa fama.


Mateus e Marcos referem-se a esse homem como Tadeu (Mt 10.3; Mc 3.18). Lucas o menciona como "Judas, filho de Tiago" (Lc 6.16; At 1.13).
Não sabemos ao certo quem era o pai de Tadeu.
O Historiador Eusébio diz que Jesus uma vez enviou esse discípulo ao rei Abgar da Mesopotâmia a fim de orar pela sua cura. Segundo essa história, Judas foi a Abgar depois da ascensão de Jesus, e permaneceu para pregar em várias cidades da Mesopotâmia. Diz outra tradição que esse discípulo foi assassinado por mágicos na cidade de Suanir, na Pérsia. O mataram a pauladas e pedradas.

7) Judas Iscariotes
Todos os Evangelhos colocam Judas Iscariotes no fim da lista dos discípulos de Jesus. Sem dúvida alguma isso reflete a má fama de Judas como traidor de Jesus.
A Palavra aramaica Iscariotes literalmente significa "homem de Queriote". Queriote era uma cidade próxima a Hebrom (Js 15.25). Contudo, João diz-nos que Judas era filho de Simão (Jo 6.71). Se Judas era, de fato, natural desta cidade, dentre os discípulos, ele era o único procedente da Judéia. Os habitantes da Judéia desprezavam o povo da Galiléia como rudes colonizadores de fronteira. Essa atitude pode ter alienado Judas Iscariotes dos demais discípulos.


Os Evangelhos não nos dizem exatamente quando Jesus chamou Judas pra juntar-se ao grupo de seus seguidores. Talvez tenha sido nos primeiros dias, quando Jesus chamou tantos outros (Mt 4.18-22). Judas funcionava como tesoureiro dos discípulos, e pelo menos em uma ocasião ele manifestou uma atitude sovina para com o trabalho. Foi quando uma mulher por nome Maria derramou ungüento precioso sobre os pés de Jesus. Judas reclamou: "Por que não se vendeu este perfume por trezentos denários, e não se deu aos pobres?" (Jo 12.5). No versículo seguinte João comenta que Judas disse isto "não porque tivesse cuidado dos pobres; mas porque era ladrão."


Enquanto os discípulos participavam de sua última refeição com Jesus, o Senhor revelou saber que estava prestes a ser traído e indicou Judas como o criminoso. Disse ele a Judas: "O que pretendes fazer, faze-o depressa" (Jo 13.27). Todavia, os demais discípulos não suspeitavam do que Judas estava prestes a fazer. João relata que "como Judas era quem trazia a bolsa, pensaram alguns que Jesus lhe dissera: Compra o que precisamos para a festa da Páscoa..." (Jo 13.28-29).
Judas traiu o Senhor Jesus, influenciado ou inspirado pelo maligno ( Lc 22.3; Jo 13.27). Tocado pelo remorso, Judas procurou devolver o dinheiro aos captores de Jesus e enforcou-se. (Mt 27.5)

8) Mateus
Nos tempos de Jesus, o governo romano coletava diversos impostos do povo palestino. Pedágios pra transportar mercadorias por terra ou por mar eram recolhidos por coletores particulares, os quais pagavam uma taxa ao governo romano pelo direito de avaliar esses tributos. Os cobradores de impostos auferiam lucros cobrando um imposto mais alto do que a lei permitia. Os coletores licenciados muitas vezes contratavam oficiais de menor categoria, chamados de publicanos, para efetuar o verdadeiro trabalho de coletar. Os publicanos recebiam seus próprios salários cobrando uma fração a mais do que seu empregador exigia. O discípulo Mateus era um desses publicanos; ele coletava pedágio na estrada entre Damasco e Aco; sua tenda estava localizada fora da cidade de Cafarnaum, o que lhe dava a oportunidade de, também, cobrar impostos dos pescadores.


Normalmente um publicano cobrava 5% do preço da compra de artigos normais de comércio, e até 12,5% sobre artigos de luxo. Mateus cobrava impostos também dos pescadores que trabalhavam no mar da Galiléia e dos barqueiros que traziam suas mercadorias das cidades situadas no outro lado do lago.


O judeus consideravam impuro o dinheiro dos cobradores de impostos, por isso nunca pediam troco. Se um judeu não tinha a quantia exata que o coletor exigia, ele emprestava-o a um amigo. Os judeus desprezavam os publicanos como agentes do odiado império romano e do rei títere judeu. Não era permitido aos publicanos prestar depoimento no tribunal, e não podiam pagar o dízimo de seu dinheiro ao templo. Um bom judeu não se associaria com publicanos (Mt 9.10-13).


Mas os judeus dividiam os cobradores de impostos em duas classes. a primeira era a dos gabbai, que lançavam impostos gerais sobre a agricultura e arrecadavam do povo impostos de recenseamento. O Segundo grupo compunha-se dos mokhsa era judeus, daí serem eles desprezados como traidores do seu próprio povo. Mateus pertencia a esta classe.
O Evangelho de Mateus diz-nos que Jesus se aproximou deste improvável discípulo quando ele esta sentado em sua coletoria. Jesus simplesmente ordenou a Mateus: "Segue-me!" Ele deixou o trabalho pra seguir o Mestre (Mt 9.9).


Evidentemente, Mateus era um homem rico, porque ele deu um banquete em sua própria casa. "E numerosos publicanos e outros estavam com eles à mesa" (Lc 5.29). O simples fato de Mateus possuir casa própria indica que era mias rido do que o publicano típico.
Por causa da natureza de seu trabalho, temos certeza que Mateus sabia ler e escrever. Os documentos de papiro, relacionados com impostos, datados de cerca de 100 dC, indicam que os publicanos eram muito eficientes em matéria de cálculos.


Mateus pode ter tido algum grau de parentesco com o discípulo Tiago, visto que se diz de cada um deles ser "filho de Alfeu" (Mt 10.3; Mc 2.14). Às vezes Lucas usa o nome Levi para referir-se a Mateus (Lc 5.27-29). Daí alguns estudiosos crerem que o nome de Mateus era Levi antes de se decidir-se a seguir a Jesus, e que Jesus lhe deu um novo nome, que significa "dádiva de Deus". Outros sugerem que Mateus era membro da tribo sacerdotal de Levi.


De todos os evangelhos, o de Mateus tem sido, provavelmente, o de maior influência. A literatura cristã do segundo século faz mais citações do Evangelho de Mateus do qu de qualquer outro. Os pais da igreja colocaram o Evangelho de Mateus no começo do cânon do NT provavelmente por causa do significado que lhes atribuíam. O relato de Mateus desta a Jesus como o cumprimento das profecias do AT. Acentua que Jesus era o Messias prometido.
Não sabemos o que aconteceu com Mateus depois do dia de Pentecostes. Uma informação fornecida por John Foxe, declara que ele passou seus últimos anos pregando na Pártia e na Etiópia e que foi martirizado na cidade Nadabá em 60 dC. Não podemos julgar se esta informação é digna de confiança.

9) Filipe

O Evangelho de João é o único a dar-nos qualquer informação pormenorizada acerca do discípulos chamado Filipe. Jesus encontrou-se com ele pela primeira vez em Betânia, do outro lado do Jordão (Jo 1.28). É interessante notar que Jesus chamou a Filipe individualmente enquanto chamou a maioria dos outros em pares. Filipe apresentou Natanael a Jesus (Jo 1.45-51), e Jesus também chamou a Natanael (ou Bartolomeu) para seguí-lo.


Ao se reunirem 5 mil pessoas para ouvir a Jesus, Filipe perguntou ao Seu Senhor como alimentariam a multidão. "Não lhes bastariam duzentos denários de pão, para receber cada um o seu pedaço", disse ele (Jo 6.7). Noutra ocasião, um grupo de gregos dirigiu-se a Filipe e pediu-lhe que o apresentasse a Jesus. Filipe solicitou a ajuda de André e juntos levaram os homens para conhecê-lo (Jo 12.20-22).


Enquanto os discípulos tomavam a última refeição com Jesus, Filipe disse: "Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta" (Jo 14.8). Jesus respondeu que nele eles já tinham visto o Pai.
Esses três breves lampejos são tudo o que vemos acerca de Filipe. A igreja tem preservado muitas tradições a respeito de seu último ministério e morte. Segundo algumas delas, ele pregou na França; outras dizem que ele pregou no sul da Rússia, na Ásia Menor, ou até na Índia. Nada de concreto portanto.

10) Simão Pedro
Era um homem de contrastes. Em Cesaréia de Filipe, Jesus perguntou: "Mas vós, quem dizeis que eu sou?" Ele respondeu de imediato: "Tu és o Cristo, o filho do Deus vivo" (Mt 16.15-16). Alguns versículos adiante, lemos: "E Pedro chamando-o à parte, começou a reprová-lo..." Era característico de Pedro passar de um extremo ao outro.
Ao tentar Jesus lavar-lhe os pés no cenáculo, o imoderado discípulo exclamou: "Nunca me lavarás os pés." Jesus, porém, insistiu e Pedro disse: "Senhor, não somente os meus pés, mas também as mãos e a cabeça" (Jo 13.8,9).


Na última noite que passaram juntos, ele disse a Jesus: "Ainda que todos se escandalizem, eu jamais!" (Mc 14.29). Entretanto, dentro de poucas horas, ele não somente negou a Jesus mas praguejou (Mc 14.71).
Este temperamento volátil, imprevisível, muitas vezes deixou Pedro em dificuldades. Mas, o Espírito Santo o moldaria num líder, dinâmico, da igreja primitiva, um "homem-rocha" (Pedro significa "rocha") em todo o sentido.


Os escritores do NT usaram quatro nomes diferentes com referência a Pedro. Um é o nome hebraico Simeon (At 15.14), que pode significar "ouvir". O Segundo era Simão, a forma grega de Simeon. O terceiro nome era Cefaspalavra aramaica que significa "rocha". O quarto nome era Pedro, paralavra grega que significa "Pedra" ou "rocha"; os escritores do NT se referem ao discípulo com estes nomes mais vezes do que os outros três.


Quando Jesus encontrou este homem pela primeira vez, ele disse: "Tu és Simão, o filho de João; tu serás chamado Cefas" (Jo 1.42). Pedro e seu irmão André eram pescadores no mar da Galiléia (Mt 4.18; Mc 1.16). Ele falava com sotaque galileu, e seus maneirismos identificavam-no como um nativo inculto da fronteira da galiléia (Mc 14.70). Foi levado a Jesus pelo seu irmão André. (Jo 1.40-42)
Enquanto Jesus pendia na cruz, Pedro estava provavelmente entre o grupo da Galiléia que "permaneceram a contemplar de longe estas coisas" (Lc 23.49). Em 1Pe 5.1, ele escreveu: "...eu, presbítero como eles, e testemunha dos sofrimentos de Cristo..."


Pedro encabeça a lista dos apóstolo em cada um dos relatos dos Evangelhos, o que sugere que os escritores do NT o consideravam o mais importante dos doze. Ele não escreveu tanto como João ou Mateus, mas emergiu como o líder mais influente da igreja primitiva. Embora 120 seguidores de Jesus tenha recebido o ES no dia do Pentecoste, a Bíblia registra as palavras de Pedro (At 2.14-40). Ele sugeriu que os apóstolos procurassem um substituto para Judas Iscariotes (At 1.22). Ele e João foram os primeiros a realizar um milagre depois do Pentecoste, curando um paralítico na Porta Formosa (At 3.1-11).


O livro de Atos acentua as viagens de Paulo, mas Pedro também viajou extensamente. Ele visitou Antioquia (Gl 2.11), Corinto (2Co 1.12) e talvez Roma.
Pedro sentiu-se livre para servir aos gentios (At 10), mas ele é mais bem conhecido como o apóstolo dos judeus (Gl 2.8). À medida que Paulo assumir um papel mais ativo na obra da igreja e à medida que os judeus se tornavam mais hostis ao Cristianismo, Pedro foi relegado a segundo plano na narrativa do NT.


A tradição diz que a Basílica de São Pedro em Roma está edificada sobre o local onde ele foi sepultado. Escavações modernas sob a antiga igreja exibem um cemitério romano muito antigo e alguns túmulos usados apressadamente para sepultamentos cristãos. Uma leitura cuidadosa dos Evangelhos e do primitivo segmento de Atos tenderia a apoiar a tradição de que Pedro foi figura preeminente da igreja primitiva.

Pedro, primeiro papa?

11) Simão Zelote
Mateus refere-se a um discípulo chamado "Simão, o Cananeu", enquanto Lucas e o livro de Atos referem-se a "Simão, o Zelote". esses nomes referem-se à mesma pessoa. Zelote é uma palavra grega que significa "zeloso"; "cananeu" é transliteração da palavra aramaica kanna'ah, que também significa "zeloso"; parece, pois, que este discípulo pertencia à seita judaica conhecida como zelotes.


A Bíblia não indica quando Simão, foi convidado para unir-se aos apóstolos. Diz a tradição que Jesus o chamou ao mesmo tempo em que chamou André e Pedro, Tiago e João, Judas Iscariotes e Tadeu (Mt 4.18-22).
Temos diversos relatos conflitantes acerca do ministério posterior deste homem e não é possível chegar a uma conclusão.

12) Tomé
O Evangelho de João dá-nos um quadro mais completo do discípulo chamado Tomé do que o que recebemos dos Sinóticos ou do livro de Atos. João diz-nos que ele também era chamado Dídimo (Jo 20.24). A palavra grega para "gêmeos" assim como a palavra hebraica t'hom significa "gêmeo". A Vulgata Latina empregava Dídimo como nome próprio.


Não sabemos quem pode ter sido Tomé, nem sabemos coisa alguma a respeito do passado de sua família ou de como ele foi convidado para unir-se ao Senhor. Sabemos, contudo, que ele juntou-se a seis outros discípulos que voltaram aos barcos de pesca depois que Jesus foi crucificado (Jo 21.2-3). Isso sugere que ele pode ter aprendido a profissão de pescador quando jovem.
Diz a tradição que Tomé finalmente tornou-se missionário na Índia. Afirma-se que ele foi martirizado ali e sepultado em Mylapore, hoje subúrbio de Madrasta. Seu nome é lembrado pelo próprio título da igreja Martoma ou "Mestre Tome".

13) Matias - Substituto de Judas Iscariotes
Após a morte de Judas, Pedro propôs que os discípulos escolhessem alguém para substituir o traidor. O discurso de Pedro esboçava certas qualificações para o novo apóstolo ( At 1.15-22). O apóstolo tinha de conhecer a Jesus "começando no batismo de João, até ao dia em que dentre nós foi levado às alturas". Tinha de ser também, "testemunha conosco de sua ressurreição" (At 1.22).


Os apóstolos encontraram dois homens que satisfaziam as qualificações: José, cognominado Justo, e Matias (At 1.23). Lançaram sortes para decidir a questão e a sorte recaiu sobre Matias.
O nome Matias é uma variante do hebraico Matatias, que significa "dom de Deus". Infelizmente, a Bíblia nada diz a respeito do ministério de Matias.

Fonte: O Mundo do Novo Testamento - Editora Vida

segunda-feira, 26 de março de 2012

Você quer ter Planos bem Sucediddo?

 
Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos. Provérbios 16:3

Todos nós temos planos nas nossas vidas, mas como garanti-los que eles serão bem sucedidos ?
Pois bem, o versículo 3 de provérbios 16 é muito claro: “Consagre ao Senhor tudo o que você faz”

Aqui diz tudo, e tudo é os seus pensamentos, seu emprego, seus estudos, sua família, seus filhos.
Veja que aquilo que fazemos deve agradar ao nosso Deus, caso contrário seus planos serão frustados.

Nós somos seres humanos e fracos, mas nós podemos desviar daquilo que desagrada a Deus.
Deus é Santo, Ele ama o pecador, mas não gosta do pecado.
Comece esta semana agradando a Deus, coloque seus planos diante Dele.
Comentário do Gil

domingo, 25 de março de 2012

9 Frases Que o Verdadeiro Homem de Deus Não Pode Esquecer


1 - Deus não escolhe pessoas capacitadas, Ele capacita os escolhidos.

2 - Um com Deus é maioria.

3 - Devemos orar sempre, não até Deus nos ouvir, mas até que possamos ouvir a Deus.

4 - 'Nada está fora do alcance da oração, exceto o que está fora da vontade de Deus.

5 - O mais importante não é encontrar a pessoa certa, e sim ser a pessoa certa.

6 - Moisés gastou: 40 anos pensando que era alguém; 40 anos aprendendo que não era ninguém e 40 anos descobrindo o que Deus pode fazer com um NINGUÉM.

7 - A fé ri das impossibilidades.

8 - 'Não confunda a vontade de DEUS, com a permissão de DEUS.

9 -Não diga a DEUS que você tem um grande problema. Mas diga ao problema que você tem um grande DEUS.
Fonte: Blog Bp. João Leite

Rompendo em Fé


Cada vez que a minha fé é provada
Tu me das a chance de crescer um pouco mais
As montanhas e vales, desertos e mares
Que atravesso me levam prá perto de Ti.
Minhas provações não são maiores que o meu Deus
E não vão me impedir de caminhar
Se diante de mim não se abrir o mar
Deus vai me fazer andar por sobre as águas
Rompendo em fé, minha vida se revestirá do Teu poder
Rompendo em fé, a cada dia vou mover o sobrenatural
Vou lutar e vencer, vou plantar e colher
A cada dia vou viver rompendo em fé

Cada vez que a minha fé é provada
Tu me das a chance de crescer um pouco mais
As montanhas e vales, desertos e mares
Que atravesso me levam prá perto de Ti.
Minhas provações não são maiores que o meu Deus
E não vão me impedir de caminhar
Se diante de mim não se abrir o mar
Deus vai me fazer andar por sobre as águas
Rompendo em fé, minha vida se revestirá do Teu poder
Rompendo em fé, com ousadia vou mover o sobrenatural
Vou lutar e vencer, vou plantar e colher
A cada dia vou viver rompendo em fé

Rompendo em fé, minha vida se revestirá do Teu poder
Rompendo em fé, com ousadia vou mover o sobrenatural
Vou lutar e vencer, vou plantar e colher
A cada dia vou viver rompendo em fé

quinta-feira, 22 de março de 2012

Falsos Profetas - Escandalos

Nos últimos dias temos ouvido falar sobre algumas denominações, onde os seus dirigentes acumulam bens, poder e riquezas.
Me admira como muitos cristãos conhecedores da palavra de Deus ainda não conseguem diferenciar esses intrusos.
A bíblia diz que pelos frutos identificaremos as arvores.
Precisamos estar atentos. A bíblia diz que nos finais dos tempos, muitos escolhidos serão enganados.
Deus os abençoe.
      Veja o que a Bíblia Diz  
E numerosos falsos profetas surgirão e enganarão a muitos. Mateus 24:11

Pois aparecerão falsos cristos e falsos profetas que realizarão grandes sinais e maravilhas para, se possível, enganar até os eleitos. Mateus 24:24

Cuidado com os falsos profetas. Eles vêm a vocês vestidos de peles de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores. Mateus 7:15
 
 Vocês os reconhecerão por seus frutos. Pode alguém colher uvas de um espinheiro ou figos de ervas daninhas? Mateus 7:16

quarta-feira, 21 de março de 2012

O Meu Socorro Vem do Senhor

  Leia várias vezes desse texto e observe as frases:
1-Ele não permitirá que você tropece.
2-Ele não dorme, Ele sempre está alerta, ou seja, Ele não se esquece de você e sabe os seus problemas.
3-Ele está à sua direita.
4-Ele não deixa nada te ferir, nem o dia, o sol, lua, noite, nada.
5-Ele te protege de todo o mal.
6-Ele te protege onde você estiver, na saída, na chegada, em todos os lugares.

Meu amigo você quer maior palavra de segurança que essa ?
Então se você tem medo de feitiçarias, mal olhado, inveja, etc.
Se coloque nas mãos de Deus, que nada disso te afligirá.
Se você ler o novo testamento, você vai observar que onde Jesus chegava, os demônios saiam em disparada.
Ou seja, busque a luz de Jesus e ai você terá toda essa confiança.

Comentério do Gil

segunda-feira, 19 de março de 2012

Qual é o Preço da Inveja ?

Não planeje o mal contra o seu próximo, que confiantemente mora perto de você.
Não acuse alguém sem motivo, se ele não lhe fez nenhum mal.
Não tenha inveja de quem é violento nem adote nenhum dos seus procedimentos,
pois o Senhor detesta o perverso, mas o justo é seu grande amigo.
A maldição do Senhor está sobre a casa dos ímpios, mas ele abençoa o lar dos justos.
Provérbios 3:29-33

 Pratique o Bem

Diariamente presenciamos pessoas fazendo mal a outras pessoas, sem motivo algum.Muitas vezes essas pessoas nem conhece a outra, mas por raiva, inveja as prejudicam.Você entende agora porque as vezes na casa delas vem tanta desgraça?

A palavra de Deus é bastante categórica quando diz “A maldição do senhor está sobre a casa dos ímpios”Mas a palavra de Deus diz que o lar dos justos será abençoado.Pratique o bem, ame seu próximo, e principalmente ame a Deus
  
Comentário de um Grnade amigo e irmão Gíl

Você Se Julga Sábio? Veja o Que a Bíblia Diniz....


 

Então percebi tudo o que Deus tem feito. Ninguém é capaz de entender o que se faz debaixo do sol. Por mais que se esforce para descobrir o sentido das coisas, o homem não o encontrará. O sábio pode até afirmar que entende, mas, na realidade não o consegue encontrar. Eclesiastes 8:17

   Se falássemos só do que entendêssemos, 
o silêncio seria insuportável

Nós acumulamos conhecimentos, e aqueles que tem uma educação melhor, fala bem, tem bom cargo, tem uma condição melhor e que se julgam melhor do que os outros. Saiba que essa definição é sua e não é da palavra de Deus (a bíblia). A bíblia nos ensina sermos humildes e amarmos uns aos outros. Você pode ter boa educação, bom cargo, ter dinheiro, mas desde que sejam usadas de forma correta.

Vejam Salomão, o mais rico e sábio que existiu na face da terra, e no final da sua vida terminou dizendo que tudo era vaidade. Então use suas qualidades e oportunidades que Deus te deu para compartilhar com outras pessoas. Não se esqueça que o primeiro e segundo mandamento que Deus nos deixou fala do amor.

Comece o seu dia, sua semana, primeiro amando o Criador e amando as pessoas a sua volta.Não espere recompensas, elas não virão agora, mas o nosso Deus criador sim poderá te recompensar. Amar a Deus é a verdadeira sabedoria. Você quer ser sábio ? Pratique o amor.

Comentário de um amigo e irmão Gil

sexta-feira, 16 de março de 2012

Você Assumi os Seus Erros ? Ou Põe a Culpa em Alguém?


   
 Quando erramos geralmente sempre procuramos um escape, achamos um bode expiatório para por a culpa ,no local de trabalho falamos que o chefe esta nos perseguindo,entre os amigos falamos que estão com ciúmes ou coisas parecida e até acham que Deus é culpado .

Precisamos assumir que estamos errados,Fazer uma avaliação em nossas atitudes  e excluindo dia após dia os nossos pensamentos que só os outros é culpado.Temos que  ter humildade e pedir para Deus nos dar sabedoria e entendimento e alto confiança em nosso Senhor, assumindo os nossos erros  ele nos dar um homem integro e cheio de felicidades .

Acredite Deus é suficiente para nos adquirem tudo que precisamos,faça suas orações em todo momento, que achar necessário que o teu socorro chegará o mais rápido que você pensa. 
LGA
As Primeiras disculpas do Mundo
E Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses?
Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi.

E disse o SENHOR Deus à mulher: Por que fizeste isto? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi.
Gênesis 3:11-13

quinta-feira, 15 de março de 2012

Inútil é o Socorro do Homem

 
Dá-nos ajuda contra os adversários, pois inútil é o socorro do homem.Salmos 108:12

Se você acha que nos problemas, algum homem é quem vai te ajudar, é um grande engano.

DEUS pode usar qualquer pessoa para te ajudar, mas é a Ele quem devemos honrar e glorificar.

Se você idolatra alguém, saiba que esse alguém nunca criou a terra, os céus, os mares, os seres viventes, etc.

O homem por mais inteligente que seja, ou o cargo que ocupa, é limitado, por isso coloque toda sua confiança em DEUS, 
você verá a diferença na sua vida.
Gil

quarta-feira, 14 de março de 2012

Jesus é a Lampada para Teus Pés


 De que lado você está?Você tem certeza?
Salmo:101:6-7
Versículo6
Meus olhos aprovam os fiéis da terra, e eles habitarão comigo. Somente quem tem vida íntegra me servirá.
Versículo7
 Quem pratica a fraude não habitará no meu santuário; o mentiroso não permanecerá na minha presença.

Meu irmão a sua vida tem sido como no versículo 6 ou versículo7 ?
Pois bem se for como no 6 e você está andando no caminho reto e servindo ao Senhor, você se assentará com o Senhor.

Agora se for como no 7 e você não está firme, vai a igreja quando pode, murmura, fala mentiras, senta na roda dos escarnecedores.

Meu irmão saiba que ainda dá tempo de se arrepender e mudar a sua vida.
Veja o que diz em Mateus 5:10, não tenha medo de ser perseguido.
Continue firme. Jesus foi perseguido, crucificado, sofreu todas as humilhações por nós.
Você seria capaz de passar por todos esses sofrimentos por Ele ?
Bem-aventurados os humildes, pois eles receberão a terra por herança. Mateus 5:5
Sejam firmes nos caminhos do Senhor, glorifiquem esse Nome, esse Nome tem poder.

terça-feira, 13 de março de 2012

Deus existe:Comercial da Macedônia

Professor: Hoje, eu vou provar pra vocês que se Deus existe, ele é mal.Deus criou tudo que existe? (pausa)


Professor: Se Deus criou tudo...então ele criou o mal. O que significa que Deus é mal.

-um garotinho lá atrás levanta a mão-

Garoto: Com lincença, Professor...o frio existe?

Professor: Que tipo de pergunta é essa?...Claro que ele existe.Você nunca teve frio?

Garoto: Na verdade senhor, o frio não existe. De acordo com as leis da física, o que nós consideramos frio é , na realidade, ausência de calor. - o garoto continua - Professor, a escuridão existe?

Professor: Claro que existe.

Garoto: Você está errado senhor. A escuridão também não existe. A escuridão, na realidade, é a ausência de luz. A luz , nós podemos estudar mas não a escuridão. O mal não existe, é a mesma coisa da escuridão e do frio. Deus não criou o mal. O mal é resultado do que acontece quando o homem não tem o amor de Deus presente em seu coração. - O garoto se senta-

Professor: Como é seu nome garoto?


Albert Einstein

Quem Ama o Dinheiro Jamais Terá o Suficiente

Quem ama o dinheiro jamais terá o suficiente; quem ama as riquezas jamais ficará satisfeito com os seus rendimentos. Isso também não faz sentido.Eclesiastes 5:10
 Amor ao Dinheiro
Exatamente o que temos visto no dia a dia, as pessoas nunca estão satisfeitas com o que tem.
Pior ainda, elas passam por cima de qualquer coisa que as atrapalhem.

Podemos ter dinheiro ? Sim, mas ele não pode ser mais importante que Deus, que nosso próximo....
Dinheiro deve ser usado como recurso de sustento e de ajuda aos que não tem.

Deus sim é quem deve nos trazer a paz. Você pode fazer um teste.
Se você vai a igreja, ora, lê a bíblia e mesmo assim está triste, então seu foco está em outro lugar.

Procure priorizar as coisas de Deus, e ai você verá que as demais coisas são conseqüências, complemento.

Num regime alimentar, se você seguir tudo direitinho, os resultados são positivos. Você terá uma vida saudável, estará mais disposto, terá vigor, etc. etc.

Procure fazer isso com as coisas de Deus, se dedique, se esforce e principalmente obedeça o que a bíblia nos orienta.

 Gil

segunda-feira, 12 de março de 2012

Feliz é o Homem Que Perseverá na Provação

Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida que Deus prometeu aos que o amam. 
Tiago 1:12 

Amados, não se surpreendam com o fogo que surge entre vocês para os provar, como se algo estranho lhes estivesse acontecendo.
Mas alegrem-se à medida que participam dos sofrimentos de Cristo, para que também, quando a sua glória for revelada, vocês exultem com grande alegria. 
1 Pedro 4:12-13
Provações?
Diariamente tomamos conhecimento de pessoas que passam por graves problemas, seja a perca de familiares, doenças graves, desempregos, fome, etc.
Imagine tudo está bem na sua vida e de repente tudo desaba, geralmente problema não vem um só, vem tudo de uma vez só.

Você sabia que muita gente morre de preocupações e ansiedade ? O que fazer nas provações ?
É muito difícil dar um receita pronta, como se fosse um check-list e você seguisse e pronto está tudo resolvido.

A bíblia é muito clara, diz que todos teremos provações, se você teve a oportunidade de ler algumas partes dela, verá que todos os personagens tiveram problemas.
 Mas essa mesma bíblia, nos ensina que devemos esperar em Deus, que Ele sim pode nos ajudar a passar as provações.

Em JÓ 40:6 diz que O Senhor falou a JÓ do meio da tempestade.
Ou seja, Ele não está distante, Ele está junto de você, ao seu lado, ajudando você encarar os problemas e as dificuldades.
Não se martirize questionando o Por Quê ? Mas aproveite os problemas e dificuldades para crescer e melhorar a sua vida, suas atitudes e principalmente seu relacionamento com Deus.

Confie em Deus, como uma criança ao atravessar a rua, segura as mãos de seus pais e sente-se segura, segure nas mão de Deus. Experimente. 

domingo, 11 de março de 2012

Hino de Missões Mundiais 2012 :O Mundo Precisa da Paz do Salvador


O Mundo Precisa da Paz do Salvador

Jesus o Rei da Glória e Autor da Salvação,
Deseja ao Mundo inteiro trazer libertação,
Mas nem todos reconhecem que só Ele é Senhor
E caminham sem destino como ovelhas sem pastor.

O mundo precisa de vida;
O mundo precisa de luz;
O mundo precisa ser livre em Jesus.
O mundo precisa de Cristo;
O mundo precisa de amor;
O mundo precisa da Paz do Salvador.

A vida quero entregar,
Seu amor vou mostrar,
Liberdade proclamar.
De Cristo a luz vou brilhar
Sua paz propagar
 Para o mundo transformar.



Ouça a Música especial de Missões Mundiais(VOZ) - versão original clique aqui.
Ouça a Música especial de Missões Mundiais(PLAYBACK) - versão original clique aqui.


Doce Nome - Cristo a Paz Que Liberta

Com essa paz que nos liberta .....
......Oferecemos nossos louvores Áquele que está acima de todos os nomes.
Só de ouvir tua voz,
de sentir teu amor
só de pronunciar o Teu nome
os meus medos se vão,
minha dor, meu sofrer,
pois de paz Tu inundas meu ser

JESUS! Que doce nome!
que transforma em alegria o meu triste coração..
JESUS! Só o teu nome é capaz de dar ao homem salvação!

sábado, 10 de março de 2012

A Comunicação Familiar: entre o casal, irmãos, filhos e com amigos dos filhos

Comunicação em família

A comunicação é uma arte. Não apenas uma forma de expressão, é além disso uma necessidade para o ser humano, é uma capacidade especial que supõe entregar-se ao outro.

A comunicação não está apenas nas palavras. As palavras por si só não comunicam nada. Quando por trás das palavras há vida e sentimento, quando por trás dos gestos existe um ser humano, se dá então a possibilidade de escutar para quem ouve e de ser aceito para quem fala: é o momento da comunicação. A experiência da linguagem familiar é incomparável, se diria que algumas palavras são únicas e fazem parte dos sentimentos daqueles que ali convivem, nada representam aos estranhos porque é a linguagem da intimidade com características de compreensão e aceitação.

QUALIDADES E CARACTERÍSTICAS DA BOA COMUNICAÇÃO:

• Permanente: sempre é possível realizá-la
• Aberta: há disposição de dar e receber
• Íntima: se estabelece de você a você, de um eu a nós
• Equivalente: permite relação de igualdade entre aqueles que se comunicam
• Sincera e autêntica: Facilita uma entrega sem duplicidade nem enganos
• Desinteressada: não busca o benefício próprio. A doação desinteressada recebe como gratificação a própria melhora e a alegria de poder ajudar o outro a melhorar.
• Intencionada: ambas partes devem querer comunicar-se. Quando uma parte falha deixa de haver comunicação
• Compreensiva: sabe aceitar ao outro, colocar-se no lugar do outro (under-stand)
• Humilde: deve-se saber reconhecer as qualidades e limitações próprias e dos outros para poder comunicar.

FOMENTAR A COMUNICAÇÃO

Quando nos comunicamos de forma apropriada e positiva, sentimos um a sensação satisfatória. Enche-nos de satisfação o compartilhar, sentimo-nos mais seguros de nós mesmos e temos maior confiança no que somos e podemos. O sentimento de segurança nos anima e o ânimo dá alegria quando, diariamente, tentamos cumprir esses detalhes que fomentam a comunicação.

A COMUNICAÇÃO DO CASAL

A comunicação no matrimônio é manter uma disposição pessoal de ajuda ao outro, de confiança em suas possibilidades, de interesse por sua melhora. Se a comunicação conjugal é satisfatória toda a relação é vista com otimismo, visando o bem e o equilíbrio. Uma comunicação familiar plena é a base da felicidade familiar. A harmonia conjugal permite uma adequada educação dos filhos na medida em que estes se vêem livres dos problemas e dificuldades dos pais, e se sentem guiados e amados por pais que caminham juntos.

A comunicação entre marido mulher necessita de naturalidade para dizer-se as coisas como são, com sinceridade. Requer espontaneidade, para fazê-lo com graça, sem carga dramática. Deve ser simples, para evitar duplas interpretações. Dentro desse grande universo que compõe a comunicação conjugal, podem distinguir-se sete pilares fundamentais. Todos e cada um devem ocupar um tempo e um lugar na convivência diária do casal e em sua comunicação.

OS SETE PILARES DA COMUNICAÇÃO DO CASAL

1- Os valores: compartilha-se o íntimo e pessoal, as convicções profundas.
2- Os sentimentos e os afetos: todas essas “pequenas grandes coisas” que se contam os que se amam
3- Os filhos e o lar: os filhos e o próprio lar, são temas obrigatórios de conversação entre os esposos
4- O trabalho profissional: esse interesse pela atividade do outro
5- A sexualidade: caminhará bem quando a vida de comunicação e relação funciona
6- A família política (parentes): com boa diplomacia se garante a comunicação e se impedem atritos desnecessários entre os esposos
7- O dinheiro e a economia doméstica: deve-se compartilhar tanto a escassez como a abundância.

A crise no matrimônio pode originar-se às vezes por uma comunicação defeituosa. A própria crise em si supõe uma ruptura da comunicação. Esta ruptura se manifesta de forma aberta quando o trato e o diálogo deixam de existir. Ou pode aparecer de forma velada quando se continua a relação a base de monossílabos. Em todo caso o que se pretende é que estes momentos de desacordo conjugal sejam transitórios e leves, graças à boa vontade dos cônjuges.

A COMUNICAÇÃO COM OS FILHOS PEQUENOS

Durante os primeiros anos de vida, a relação com os filhos costuma ser tranqüila. A eles lhes encanta estar com seus pais, os admiram e lhes contam tudo. Por isso é a época ideal para concretizar uma sólida comunicação com eles. Uma comunicação aberta entre pais e filhos.

Para isso é conveniente fazer perguntas, dar-lhes a possibilidade de que encontrem soluções por si próprios, deixar-lhes falar tudo o que for necessário. Com isso estamos dando-lhes a oportunidade para que aprendam a expressar corretamente o que pensam e sentem e o aprendam a transmitir.

Devemos eliminar frases de carga negativa, pois destrói a possibilidade de uma comunicação positiva. No entanto a serenidade e o afeto levam a criança a uma resposta apropriada, damos a chance de ser sinceros.

Lembre-se: Os pais devem estar de acordo e ter o mesmo critério. Do contrário os filhos se desorientam, ou interpretam mal o que lhes foi falado e o resultado é a falta de obediência.

OS CASTIGOS

Para que a comunicação com os filhos não produza falhas na relação, os pais devem tentar ser justos em um tema tão complicado como o dos castigos. Para que os castigos sejam eficazes educativamente e não deteriorem a comunicação são necessárias algumas condições:

Poucos: quando se castiga continuamente, perde-se a eficácia.

Curtos: é importante que a criança saiba o porquê de sua má atuação.

Proporcionados: o castigo deve ser imposto em função da falta cometida.

Educativos: pelo castigo a criança aprende a modificar sua conduta inadequada. Os melhores castigos são os que favorecem o hábito contrário.

Compreendidos: a criança precisa compreender o porquê do castigo.

Imediatos: o castigo deve ser aplicado logo após sua ação. Ele torna-se pouco eficaz quando deixado para o dia seguinte.

Avisados com antecedência: é mais eficaz que a primeira vez argumente por que isso está errado e se advirta que da próxima vez haverá um castigo.

Cuidado! Se o castigo cumpre as condições que repassamos, aplique-o. Se suspendamos os castigos ante as súplicas dos filhos, eles acostumam mal e não aprendem a corrigir seus erros.

A COMUNICAÇÃO COM OS FILHOS MAIORES

Com a chegada da adolescência os filhos tendem a mostrar um sentido crítico com relação a seus pais e se produzem alguns sinais de alarme que podem preocupá-los.
Ainda que possa parecer que os adolescentes são pouco receptivos, necessitam de seus pais e de serem ouvidos para que possam encontrar a solução de problemas que os inquietam.

Necessitam ser ouvidos muito mais do que imaginamos. Se percebem nosso interesse, se animam em contar suas confidências. Se somos como muros no qual rebatem suas melhores tacadas, terminarão buscando outro “local” para jogar. Se ele não conta devemos perguntar sobre suas coisas e eles percebem se existe um interesse real ou se perguntamos apenas por rotina.

Para uma relação de amizade é necessário muito diálogo. Falar é coisa de dois. Quase sempre a conversação surgirá de forma espontânea. As reuniões de família são um bom momento para se criar um clima de maior crescimento, estabilidade e segurança para os filhos.

OS AMIGOS DOS FILHOS

Se quisermos dar um valor verdadeiro e completo aos esforços realizados em nossa família devemos ter presentes os amigos de nossos filhos. Primeiro porque o que nossos filhos aprendem de bom em casa o levarão para fora, “contagiarão” seus amigos e amigas e se dará um efeito multiplicador na sociedade. E, segundo, porque o negativo que nossos filhos vêem em seus amigos lhe parecerá chocante, e então nos ajudará a educar os filhos no verdadeiro sentido da amizade que comporta lealdade e generosidade.

Não devemos ter medo de falar claro aos filhos com respeito a uma amizade, atitude ou comportamento inconveniente. Faremos com prudência e carinho e sem ofender ao amigo ou amiga, mais sendo o suficientemente claros nos conceitos para que não fique nenhuma dúvida.

Temos que buscar qualquer circunstância ou fato negativo que possa ser produzido por parte de um amigo. Esclarecê-lo o quanto antes é a melhor forma de cortar pela raiz o que poderia chegar a ser um mal grave (por exemplo: roubos, beber escondido, fumar...)

Podemos convidar aos pais e aos filhos para que venham a nossa casa, para que nos conheçam e saibam como pensamos. É uma boa ocasião para ensinar com o exemplo como se realiza a vida de relação, o saber estar e o saber compartilhar.

A COMUNICAÇÃO ENTRE IRMÃOS

É preciso considerar, não apenas em teoria mas na prática, que cada filho tem uma personalidade própria, com algumas virtudes e alguns defeitos pessoais. Cada filho, mesmo vivendo no mesmo ambiente que seus irmãos, recebe de modo diferente os mesmos estímulos, adquire diferentes experiências e, em definitivo, tem uma biografia própria e diferente de seus irmãos. A cada um dos filhos cabe esperar diferentes aspirações e realizações pessoais. Cada um deles tem uma excelência pessoal própria. Há alguns costumes que devemos inculcar nos filhos desde pequenos, como: pedir “por favor”, dizer “obrigado” e “pedir perdão” – são atitudes fundamentais de uma boa educação e de reconhecimento da dignidade dos demais.

As relações entre irmãos poderiam ser qualificadas como divertidas, complexas e contraditórias. Irmãos se beijam e brigam entre si, se defendem com unhas e dentes ante os estranhos e formam uma equipe quando têm um objetivo comum. Nossos filhos passam por uma idade de ouro na qual muitos pais gostariam de manter. São pequenos diamantes a lapidar que amanhã podem converter-se em jóias preciosas.

A simpática e estranha maneira de comportar-se entre irmãos é que deve nos servir como ponto de partida para educa-lo no aspecto da convivência familiar. Se o soubermos fazer, conseguiremos que essas histórias de amores e cuidados se convertam em verdadeira amizade e colaboração e compreensão em serviço mútuo.

Se conseguirmos que nossos filhos estejam unidos a nós, estaremos em condições de influenciá-los para que estejam unidos entre si. Na realidade é o único caminho possível para conseguir que haja uma autêntica convivência entre os irmãos e se produza uma comunicação fluente. No fundo se trata de ensinar a amar. Aprender a amar os irmãos requer efetivamente uma aprendizagem.

Quando os filhos vêem amor e recebem afeto, aprendem a desenvolver o que recebem. A criança que está acostumada a ver entre seus pais e irmãos compreensão e afeto, assume isto como algo natural e portanto o assume como próprio. Se o ambiente no qual são criados carece de amor, é possível que mais tarde “ame” ao seu próprio estilo, “ame” egoisticamente.

Devemos procurar encontrar os meios com os quais se deve atuar em cada caso concreto, para que realmente os irmãos se queiram entre si. Temos de conscientizar os maiores de que são observados permanentemente pelos menores. É uma razão a mais para que os maiores atuem com correção, já que é muito importante o exemplo que dão. Nosso papel é reforçar a autoridade dos maiores ante os menores.

Os atritos entre irmãos, prejudiciais e incômodos nas aparências, constituem realmente uma ajuda para que se formem em seu sentimento de sociabilidade, conheçam a insegurança e desenvolvam sua personalidade afirmando-se frente aos outros.

Apesar de ser natural que existam atritos entre irmãos podemos sugerir alguns tópicos que ajudem a melhor direcioná-los. Algumas regrinhas de ouro para a convivência:

- Responsabilidade entre irmãos (uns pelos outros).
- Participação familiar (a família é de todos).
- Respeito pelas coisas e objetos alheios (pedir emprestado, devolver, guardar segredo, bater a porta do quarto antes de entrar,...)

O nível de trato e convivência entre irmãos depende do afeto real que tenham entre si porque às vezes surgem brigas por coisas sem importância. Nem nossos filhos nem nós somos perfeitos e é quase impossível evitar atritos e incompreensões. Entretanto, devemos evitar que estas tormentas se cristalizem e se convertam no estilo da família.
Fonte: IDE - Instituto de Desenvolvimento da Educação

Muito bom ter vocês conosco